25.5.10

Burocracias

Ontem foi uma segunda-feira de burocracias. Cheguei ao hotel às onze da manhã, depois de uma noite de filmagens por vários bairros de Curitiba. Tomei um banho e saí para ir à lavandaria self-service que por sorte, é na mesma rua que o meu hotel: Rua Tibagi!
 Depois de hora e meia a ver a minha roupa a dar voltas e voltas nas gigantescas máquinas de lavar industriais, almocei e fui à Polícia Federal. No consulado em Lisboa, deram-me uma cópia do meu visto e disseram-me apenas: "Helena, quando chegar em Curitiba, entrega este documento para a Polícia Federal, tá certo?"
Eu lá fui (estreando-me no sistema de ônibus da cidade) e fiquei a saber que precisava de uma série de documentos, pagamentos e fotografias mais... De volta ao centro, tratei de tudo, numa correria infernal em que a impressora da loja de cópias não funcionou, em que no banco não aceitaram o meu cartão, em que depois de levantar dinheiro numa caixa automática já os bancos tinhas fechado, em que as fotos tipo passe saíram mal e tive de repetir, em que tentando fazer um pagamento numa loteria ouvi a senhora do outro lado do guichet dizer:
- Sabe, a gente consegue perceber melhor vocês que percebe os italianos ou os argentinos!
- Pois... é porque eu falo mesmo português!
Ela olhou-me e sorriu. Eu recebi o sorriso e o troco e fui-me embora a rir e a pensar que não há como não simpatizar com gente daqui...
Hoje voltei à Polícia Federal e já estou legal no Brasil. Legal e legal.

3 comentários: